Para entender o que são universo paralelos ou dimensões paralelas ou ainda realidades alternativas sem ter de usar termos científicos complicados, imagine a linha do tempo em que vivemos, no dia a dia tens de tomar várias decisões, imagina se agora estivesses numa festa à noite e o teu amigo oferece-te um shot de Absinto, neste momento terias de fazer uma decisão: aceitar ou recusar. Se aceitares provavelmente vais ficar tão embriagado(a) que quem sabe vais acordar com várias notificações no facebook de pessoas a comentar vídeos de ti a fazeres figuras em que estás identificado. Se recusares talvez quem sabe tenhas de ser tu o sortudo a filmar os teus amigos embriagados a fazer figuras. São dois futuros diferentes duas linhas do tempo paralelas, a nossa experiência diz que só uma poderá ser realidade, mas se na verdade as duas linhas serem realidade e tu só estás a viver a que escolheste, isso significaria que para cada decisão a ser tomada na história haveria um universo real para cada opção que se poderia tomar e vários futuros diferentes acontecendo com a mesma pessoa sem ela ter noção. Então o tempo seria uma rede com a história toda juntamente com cada variação possível nos eventos e suas consequências, mas isto é só uma teoria, chamada de Multiverso.
A teoria do Efeito Mandela diz que não só a teoria do Multiverso é real como é possível pessoas transitarem entre eles. Para chegar a essa teoria as pessoas envolvidas descobriram um fenómeno que eles chamam de efeito Mandela.
Em 2010 Fiona Broome uma blogger introduziu o termo "Mandela Effect" pela primeira vez na criação do site dedicado ao fenómeno - mandelaeffect.com - com a criação do site ela escreveu o relato que todos consideram estar na origem da teoria.
"Vejam, eu pensava que Nelson Mandela morrera na prisão. Eu pensava que lembrava-me claramente disso, das notícias na televisão e o seu funeral, o luto na África do Sul, alguns tumultos nas cidades e um discurso comovente da sua mulher.
Depois descobri que ele estava vivo.
A minha reacção foi sensata, "Oh, eu posso ter confundindo algo nas notícias."
Eu não pensei nisso por muitos anos, até que - numa suite VIP durante a Dragon Con - uma membro de segurança ("Shadow") casualmente mencionou que muita pessoas se "lembram" de quando Nelson Mandela morreu na prisão.
Isso chamou-me à atenção.
Uma coisa levou à outra e eu descobri uma grande comunidade de pessoa que lembravam da mesma história sobre Mandela que me lembro.
Outras têm memórias "falsas" similares. Uma das mais recentes e comum é da morte de Billy Graham. Apesar de alguns afirmarem que as pessoas confundiram com a reforma do Sr. Graham ou talvez do funeral da sua mulher na televisão, aqueles que se lembram claramente desse evento discordam fortemente de tais afirmações.
Contudo, não são apenas mortes. Pessoas contaram-me uma variedade de conflitos entre as suas memórias vividas e os mundo que actualmente vivem.
Durante a Dragon Con 2010, alguém insistiu que lembrava-se de um episódio de Star Trek que, de acordo com uma estrela do programa, nunca foi filmado. A que pessoa que lembra-se do episódio alternativo à vista não era estranha ou selvagem, era uma pessoa bastante normal, e apenas faz referencia ao episódio como parte duma conversa vulgar.
Eu estava lá quando ele ouviu que o episódio nunca existira. Ele ficou chocado e rapidamente tentou encontrar uma explicação lógica para a sua memória "defeituosa".
Outra "falsa" memória peculiar envolve a ante-visão e a ante-estreia da sequela do filme Avatar.
Estes não são simples erros na memória; eles parecem ser incidentes (ou eventos sequenciais) do passado. Eles quebram a escala normal de esquecimento.
Mais estranho, outra pessoas parecem ter memórias idênticas.
Este site, e o meu livros a lançar, exploram as possibilidades de realidades paralelas, ciência quântica, experiências "Sliders" da vida real e história alternativa."
Nota: Isto foi escrito em 2010, Mandela ainda não tinha morrido, morreu em 2013. Ela fala da morte do líder africano quando ele estava na prisão nos anos oitenta. "Sliding" é o termo usado para descrever uma transição entre universos. Nas fontes está o link para o post original e é interessante ir lá ver os comentários.
Este fenómeno resume-se a memórias falsas que são compartilhadas por várias pessoas e a teoria do Efeito Madela diz que esses memórias falsas são memórias verdadeiras em outras realidades alternativas e que o sujeito que sofre desse fenómeno viajou de outra realidade alternativa para a nossa, por consequência os teóricos do Efeito Mandela acreditam que a existência do fenómeno é a prova da existência de várias realidades alternativas.
Agora 10 exemplos do Efeito Mandela:
Boneco do Monopoly
Várias pessoas lembram-se de que o senhor do bigode e chapéu também tinha um monóculo quando na verdade não tem.
We are the Champions, Queen
Várias pessoas lembram-se que no a letra da musica "We Are The Champions" dos Queen termina assim: "...'cause we are the champions of the world!" quando na verdade não tem a parte de "of the world".
Cocacola
Muita gente lembra-se que no logótipo do refrigerante as palavras Coca e Cola são separadas por um hifen (" - "), quando não é.
Dark Vader
Esta tanto na versão original como na dobrada (dublada), Dark Vader diz a famosa frase "Luke, I am your father" ou "Luke, eu sou seu pai", ao menos é isso que a maior parte das pessoas pensam, na verdade o que ele diz é "No, I am your father" ou "Não, eu sou seu pai".
Pikachu
Muita gente, incluindo eu, têem lembram que a ponta da cauda de Pikachu era preta, na verdade não é.
KitKat
Bastantes pessoas lembram-se que no logotipo dos chocolates KitKat há um hifen a separar o Kit do Kat.
Looney Tunes
Há quem não se lembre dos Looney Tunes, mas sim dos Looney Toons, a verdade é que pelo menos nesta realidade existem os Looney Tunes.
McDonalds
Ou será MacDonalds, muitos lembram-se que se escreve Mac, a verdade é que é McDonalds o nome da cadeia de restaurantes.
Ford
No logótipo da Ford muitas pessoas lembram de um F diferente, no traço do F há uma discução se ele é direito ou se tem um nó, a verdade é que tem um nó.
Volkswagen
Há quem não se lembre do traço a separar o W do V.
Obrigado por ler, se experenciaste algum dos exemplos do efeito mandela escreve nos comentários qual foi.
Volkswagen
Há quem não se lembre do traço a separar o W do V.
Fontes
- MandelaEffect.com
- MandelaEffect.com
Está mais do que provado o quão fácil é manipular a mente humana. Algo acerca do efeito Mandela me parece falso. É este feeling....
ResponderEliminarO Freddy Mercury canta "of the world" depois de 1 minuto e 10 segundos.
ResponderEliminarPresenciei todos de alguma forma
ResponderEliminar